FAQ

Respostas às perguntas mais frequentes

Aqui vamos explanar e esclarecer quaisquer dúvidas recorrentes de nossos clientes e parceiros. Sempre que surgirem novas questões, nós vamos atualizar esta seção prontamente.

Dúvidas Frequentes

QUANTO VOU ECONOMIZAR ADQUIRINDO UM SISTEMA SOLAR (FOTOVOLTAICO)?

Você pode economizar praticamente 100% do valor de sua conta de luz atual, ficando apenas com o custo da tarifa mínima de energia. A tarifa mínima, é uma taxa cobrada pela concessionária para manter seu padrão de energia ligado na sua casa, semelhante a taxa cobrada pelas companhias telefônicas para as linhas fixas, na média essa taxa varia entre R$ 30,00 a R$ 100,00 reais, dependendo do tipo de conexão do padrão de energia. (Monofásico, Bifásico ou Trifásico).

Você também economiza algo em torno de 42% de impostos que não serão mais pagos ao governo, agora que você produz sua própria energia elétrica.

QUAIS ETAPAS PARA TER ENERGIA SOLAR?

I. Solicitação de acesso à Distribuidora

II. Distribuidora emite parecer de acesso

III. Instalação da geração

IV. Solicitação da vistoria à Distribuidora

V. Distribuidora faz a vistoria

VI. Distribuidora entrega relatório de vistoria

VII. Regularizar eventuais aspectos técnicos

VIII. Solicitar aprovação do ponto de conexão

IX. Distribuidora aprova ponto de conexão e efetiva

X. Distribuidora troca o medidor para bidirecional

No valor do orçamento DA GeroEnergy já está tudo incluso ou preciso pagar algo mais?

O orçamento da GeroEnergy inclui a solução completa:
I. Projeto de engenharia

II. Instalação por equipe qualificada

III. Equipamentos certificados Inmetro classe A

IV. Registro na Concessionária de Energia

V. Documentação para solicitar a compensação de energia junto a concessionária

VI. Garantia

VII. Frete.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DOS PAINÉIS?

Os geradores de energia fotovoltaica possuem a baixa necessidade de manutenção, sendo projetados para durar mais de 25 anos. Apenas é orientada a limpeza frequente dos módulos pois acumulam fuligem e podem reduzir a eficácia do sistema. A limpeza pode ser feita com água e sabão e também limpa vidros, utilizando um rodo e um pano.

Posso compensar meus créditos de energia em outro endereço?

Pode! Com a nova revisão 687 da Aneel você poderá compensar seus créditos de energia em outro endereço, sem que a conta de luz precise estar sob o mesmo CPF ou CNPJ que o da unidade geradora. Para isso, será preciso comprovar o vínculo entre os titulares.

O que é o sistema de compensação de energia elétrica?

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 define o Sistema de Compensação como um arranjo no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida, por meio de empréstimo gratuito, à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa. Esse sistema é também conhecido pelo termo em inglês net metering. Nele, um consumidor de energia elétrica instala pequenos geradores em sua unidade consumidora (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos ou pequenas turbinas eólicas) e a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses. Há ainda a possibilidade de o consumidor utilizar esses créditos em outras unidades previamente cadastradas dentro da mesma área de concessão e caracterizada como autoconsumo remoto, geração compartilhada ou integrante de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras (condomínios).

Envie a sua pergunta!

Ficaremos gratos em tirar as suas dúvidas.

Chat via WhatsApp