Categories:

O que mudou na Resolução 482 (atual REN687)?

A seguir algumas disposições da REN687 e o que elas propiciam para quem gera energia elétrica por meio de geradores fotovoltaicos.

Autoconsumo Remoto

Com a atualização da REN 482 é possível instalar o gerador fotovoltaico em locais distantes do ponto de consumo desde que no território da mesma concessionária de energia e mesma titularidade de Pessoa Física ou Jurídica (ex. empresas Matriz e Filial).

Geração Compartilhada

Na geração compartilhada, pessoas físicas e jurídicas, de CPF e CNPJ diferentes mas que utilizam os serviços da mesma concessionária de energia, podem compartilhar a geração de energia comprovando o vínculo entre os integrantes.
Desta forma, é possível transferir os créditos para terceiros como vizinhos, parentes, empresas, etc.

Créditos de Energia

A energia excedente gerada e enviada para a rede da concessionária é convertida em créditos para serem utilizados posteriormente. Na revisão da resolução 482 o tempo para do uso dos créditos de energia passou de 36 para 60 meses. Ou seja, o cliente terá 5 anos para usar a energia que ele gerou e não consumiu.

Uso em condomínios

Agora é possível gerar energia compartilhada com múltiplas unidades consumidoras (condomínios) caracterizados pela utilização da energia elétrica de forma independente. Como os condomínios têm pouca área de telhado, a energia gerada será fracionada para cada unidade consumidora, bem como para as áreas de uso comum, reduzindo o valor da conta de luz.

Estas são algumas das novas disposições da resolução acima citada. Deixe o seu comentário ou questionamento, caso tenha alguma dúvida. Ficaremos gratos em lhe atender.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Chat via WhatsApp